quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENXOVAL - QUANTAS PEÇAS?



Com a diversidade de modelos, texturas e cores, fica difícil resistir e não comprar tanto. As pessoas entulham armários e gavetas de roupa de cama e banho como se tudo fosse acabar no fim do mês. E haja armário. Em várias residências onde vou trabalhar percebo que esta maneira de planejar o enxoval está mudando ( ainda bem! ). Existe uma regra básica, segue quem quer, claro, mas vale como orientador.

_ CASAL: 4 conjuntos completos, lençól de dentro, que pode ser de elástico para melhor adaptação ao colchão, lençól de fora, duas fronhas e dois porta-travesseiros. Estes últimos são opcionais. Desta forma terá sempre um sendo utilizado, um na lavanderia, um aguardando passadoria e outro no roupeiro. Sempre guardar as peças em "pacotes" bem dobrados e compactos pois assim facilitará quem faz as trocas.
                  2 colchas. Costuma ser suficiente.
                  2 edredons.





_ SOLTEIRO: A mesma quantidade de casal, alterando apenas para edredon, que será somente 1(um).

_ CRIANÇAS , BEBÊS: 6 conjuntos. Um sendo utilizado, um na lavanderia, um na passadoria, dois no roupeiro e um extra, uma vez que crianças e bebês sujam mais facilmente e a frequência de troca é diferente dos adultos.



Para toalhas as regras mudam um pouco. A maioria das pessoas prefere tudo branco, o que é, diga-se,  lindo. No entanto, muitas vezes as toalhas se misturam e gera confusão. Alguém se enxuga com a toalha alheia,rsrs. Marca-las é uma ideia boa, resta saber se vai durar e  lembrarão de olhar o nome na dobra. Caso haja um roupeiro para cada membro da família, ótimo. Se não, e até porque costumam ser estendidas no mesmo local, melhor variar as cores. Nem é tão bonito, mas pelo menos acalma os ânimos. Assim, estabelecer a côr utilizada por cada um da família é essencial. Três  peças por pessoa costumam dar conta do recado. Conheço casas que têem apenas duas pra cada um.




E, finalizando, para hóspedes, dois conjuntos de lençóis e dois de toalhas. Além de um edredon,claro, mas opte por um de casal que servirá tanto ao solteiro quanto ao casal de fato. Mais que isso, sua residência se transformará em pousada,rsrs.

Ah, e não esqueça do travesseiro extra. Melhor ter dois armazenados.



Beijos.
Cris.

* As imagens NÃO são minhas, busquei-as na web.


4 comentários:

  1. Yo âme el primer conjunto yejido de la primera foto. tan llena de color.
    saludos
    Angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de crochê,Angélica. Se tiver alhuém que saiba fazer, encomenda pra duas,rsrs. Sou louca por esta colcha. Bjos.

      Excluir
  2. ADOREI A DICA,EU SOU UMA DAQUELAS QUE NAO RESISTO A TENTAÇÃO DE COMPRAR ROUPAS DE CAMA,E TENHO MUIIITOS ,QUE NEM SEI ONDE COLOCAR.

    BACI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal vc ter gostado,Baci. É ótimo ver que meu blog ajuda pessoas e agrada outras tantas. Obrigada pela visita, a casa é sua também. Bjos.

      Excluir