segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DICA: COMO ORGANIZAR SEU TEMPO - PARTE III




Olá, bom dia!  Segunda-feira e as dicas prometidas. A lista provém da matéria do jornal Extra, de ontem ,domingo, 26 de agosto de 2012.
Esta matéria veio na hora certa. Além disso, tem coisa que combina mais com este blog do que a palavrinha "organização"? Não,né. E como a postagem já estava pululando na cabeça, lá vai. E vamos juntos porque eu também preciso disso. O que está em vermelho são considerações minhas.


1. BLOQUEIE UM TEMPO NA AGENDA - Se uma atividade é importante, mas não urgente, marque  dia e hora na sua agenda para realizá-la. Reserve como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar. A duração máxima deve ser de três horas. ( Aqui eu abro meu parênteses pra vocês: Esta coisa de hora marcada só funciona se a gente já tem uma boa ideia prévia do que nos espera. Sim, porque se formos mexer com arquivos,papeis, cuidado. Costumamos ficar um tempão lendo tudo que vai saindo da gaveta e às vezes questionando. Portanto, atenção.

2. CRIE UM RITUAL DE EXECUÇÃO - Pense em algo que a deixe motivada, aumente sua criatividade e permita concluir rapidamente uma tarefa. Acender incenso? Ouvir música? Tomar café? Cada pessoa precisa desenvolver seu próprio ritual.

3. DESCONECTE-SE! Se não precisa da internet para uma tarefa, desconecte-se! Assim, você não tem o impulso de ficar vendo o facebook, o e-mail etc. Quem nunca teve a experiência de ligar o computador para uma tarefa rápida e só desligá-lo horas depois, sem ter feito nada de útil? ( Falou pra mim, tenho certeza,rs)


4. PONDERE OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS - Na dúvida sobre o que deve ser prioridade. escreva numa folha de papel o que pode acontecer de positivo e de negativo se você não fizer cada tarefa. Assim, fica mais fácil eleger o que pode ser adiado.

5. EXECUTE PEQUENAS ATIVIDADES - Experimente começar o dia fazendo coisas menores,de rápida conclusão. Isso com certeza te dará energia para as atividades mais complexas e demoradas.

6. RECUPERANDO AS FORÇAS - Não ignore o cansaço. Se sua energia estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, seu cérebro não pensa do jeito que deveria. Estabeleça rituais de recuperação, algo que te dê um "gás". (Só não vale dormir a tarde toda. Nenhum adulto saudável necessita disto.)

7. DEIXE UM HORÁRIO PARA IMPREVISTOS - Interrupções e emergências acontecem na vida de todo mundo. Ao planejar sua semana, deixe espaços para estes imprevistos. Nunca lote sua agenda com tarefas. ( Aqui o espaço na agenda significa que, se houver emergência ou interrupção, a tarefa deverá ser remanejada. Ok, entendido).

8. UMA COISA DE CADA VEZ - Proíba-se de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Precisou interromper uma tarefa? Conclua a outra mais urgente e só depois volte para a anterior. Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo, perde de 10 a 15% do tempo.

9. DEFINA OBJETIVOS - O que você quer ganhar com uma organização do tempo? Ficar mais perto do seu filho? Ser promovido no trabalho? Traçar metas e estudar recompensas traz motivação para o processo.


10. SAIBA PEDIR AJUDA - Se nada der certo, considere conversar com um amigo, chefe ou psicólogo. Existem fatores bloqueadores que estão tão escondidos que não conseguimos lidar sozinhos com eles. O importante é não desistir.

Depois disso, a gente respira fundo e mergulha. Eu já comecei há mais de um mês, confesso. Por isso que, quando li a matéria, fiquei super mais animada! Como eu disse antes, é só começar, esta é a parte mais complicada. Certa vez, o Dr. Lair Ribeiro escreveu que " para organizar um armário, é só começar que a vontade aparece e não termina mais". Verdade. Levei um ano sem me exercitar e agora, depois que recomecei, me organizo direitinho pra ter meu horário de caminhada garantido. É pela saúde e com isto não se brinca.


Beijos pra todos, ótima semana!
Cris.

Créditos: Matéria do Jornal Extra, de autoria de Thamyres Dias. 

2 comentários:

  1. Oi Cris,
    Nossa boas essas dicas.Tenho aplicado algumas delas no meu dia a dia.Fica dificil só se desconectar da net(rsrsrrs).Mas etou me esforçando...Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saron, esta era a parte mais complicada pra mim. Até que um problema no braço me fez parar. Daí em diante fui me policiando e hoje só venho aqui com hora estipulada. Meu dia está rendendo mais. A noite visito todo mundo e as vezes nem comento,mas leio. Passo e respondo e-mails e dou uma espiada no facebook. Estou muito empenhada em organizar a minha casa, está em obra mas vai acabar, aí começo a pôr ordem. Obrigada pela visita e comentário. Bjos.

      Excluir