domingo, 26 de agosto de 2012

DICA: COMO ORGANIZAR SEU TEMPO-PARTE II


Segundo a psicóloga do Hospital Rios Dor, daqui do Rio de Janeiro, Dra Maria Helena Rocha, "a constatação de que não se é capaz de dar conta de tudo gera uma enorme frustração e acaba provocando sintomas como cansaço excessivo, baixa auto-estima e desânimo."*

Não é difícil se identificar com alguns ou todos os sintomas. Em muitos(senão na maioria) casos, as consequências são mais contudentes. Assim, hipertensão, gastrite, dor de cabeça, ansiedade e depressão acabam por fazer parte de um rol de patologias e distúrbios emocionais causadas por dificuldades em controlar o tempo e as atividades pertinentes a cada um de nós em nosso dia-a-dia. E pode ser aí, a origem de nossas dores.

Uma ajuda de terceiros é sempre bem vinda. Seja nas tarefas de casa, seja nas intelectuais. Como nem sempre podemos contar com isso, melhor nos organizarmos mesmo e estabelecer regras.

 DICAS:

1) Faça uma lista de tarefas separadas por dia, semana,mês e ano. PROGRAME-SE! E isto inclui as férias.
2) Estabeleça um tempo limite para cada uma, incluindo as pendências.
3) Anote TODOS os compromissos em um único local(uma agenda, grande e deixada em lugar visível).
4) NÃO boicote nenhuma tarefa. A menos que esteja doente.
5) TUDO é válido para começar e seguir em frente. Pode ser por uma gaveta, uma roupa para a lavanderia, a introdução daquele livro etc. Importante aqui é COMEÇAR. 

Continua...

Beijos.
Cris.

* Jornal Extra - Domingo, 26 de agosto de 2012.

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