segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DESAPEGO


A mesma "tecla". DESAPEGO!  Desconheço organizer que não sabatine esta ação entre suas clientes. E não tem jeito mesmo, gente, acreditem. Comprar nunca esteve tão fácil e a imensa variedade de tudo, torna as coisas bem piores. Paralelamente, os apartamentos vêem ficando cada vez menores e ainda constitui minoria as pessoas que desfrutam de uma casa enorme, com armários e closets bem planejados. E mesmo assim falta espaço. Não existe mágica, ou desapega de algumas coisas ou chegará o dia em que nem o ar irá circular pelos armários. Bom senso e algumas sugestões que valem a pena:

_ Comece por uma boa reorganização nos armários. Veja o que pode ser doado, o que deverá ser substituído ou o que necessita reparos. Às vezes temos algo que pode ser reciclado também, convém observar.



_ Tente resistir aos apelos comerciais. Ou, se não der, opte pela matemática um por um, ou seja, para cada ítem a mais que comprar, um outro deverá sair do armário. Desta forma o espaço será sempre suficiente.

_ Seja solidário e pratique o amor ao próximo. Não acumule o que não usa mais, não precisa e que somente ocupa o espaço de outras coisas de que você precisa. Há instituições que até retiram em casa.



_ Use e reuse tudo o que tem. Faça inventário e planeje levar os sapatos e roupas pra "passear". Alguns ficam tanto tempo nos armários que não "lembram" mais a côr do sol,rsrsrs. Não perca oportunidades de ir usando e revezando tudo. Coloque tudo ao alcance dos olhos. O que não se vê, não se usa. Portanto, caixas transparentes para substituir as belas coloridas de papelão.


_ Não compre vestido novo para aquela festa ou casamento de alguém. Reinvente algum que já possui. Pessoas modernas, antenadas e descoladas usam mais de uma vez aquele vestido super poderoso e não estão nem aí pros comentários dos outros.

_ Planeje seu enxoval. Já fiz uma postagem sobre isto,lembra? 

Existem muitas dicas boas e que transformam a utilidade das coisas. Aos poucos, vou deixando aqui postagens sobre isto.  Pratique o desapego no dia-a-dia. Devagar, a vida vai ganhando espaço e você, tempo e organização.

Beijos.
Cris.


8 comentários:

  1. Cris
    Me ha encantado tu post. Tu sabes que yo antes sufría cuando por la televisión avisaban una liquidación . Me tenía que contener para no salir corriendo a comprarme todoooo . Y siempre me compraba cosas que no necesitaba Solo porque están baratas. Gran error.
    Es muy bueno para la vida el ser desapegada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Angélica, é um horror acumular mesmo. Mas a gente assimila o que realmente vale a pena e vai aprendendo cada vez que abre os armários. Eu também já fui assim e hoje olho meus vestidos que já não me cabem e penso: "Pra que serviu tanta correria e compras?" Mas você, com cinco filhos, precisa mesmo de mais coisas e mais ainda organização,rsrs. Beijos, prazer te ver aqui.

      Excluir
  2. Cris, adoro seus posts.
    Esse negócio de desapego,é comigo mesmo.
    Não suporto armário entulhado,tenho o que realmente uso.Minha filha ganha muita roupa,mas muita,então quando entra,alguma sai.Vou passando prá minha sobrinha, que depois passa prá outra, e por aí vai a roupa familiar.E ainda levo prá igreja.
    Penso que só recebe a mão que está aberta,muito apego,a vida fica parada.
    Tem gente que guarda tudo,num se desfaz de nada.
    Aqui os espanhóis tem costume de ter um trastero(onde se acumula trastes,coisas em desuso). Tem gente de 80 anos, com a bicicleta do filho quando tinha 5.
    Dá até medo, as vezes passo de carro e vejo alguma garagem aberta, tem de tudo, muleta,liquidificador velho, máquina de lavar,sofá ,pneu,livros,discos,brinquedos,vassoura.
    E quando enchem,começam a fazer outro trastero na casa de campo.

    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, esta coisa de"herança"de roupas, sapatos e brinquedos também já fez parte aqui. Só agora que cresceram é que acalmou,hehehe. Mesmo assim, sempre que vou visitar a família, levo e trago alguma coisa. Eu, agitada como sou só em ver tralhas, daria meu jeito de chegar neste povo daí e falar sobre desapego e organização. Já imaginou a confusão? Hahahaha, xapralá,né. Beijos, gêmola.

      Excluir
  3. Adoro teu blog, tudo o que leio aqui fica num cantinho do meu coração.
    Desapego é básico sim, tem que partir da cabeça da gente.eu acho.
    Como era mesmo? Viver para ser e não para ter.
    A gente vai aprendendo 'meio na marra' como eu.
    Só parei de comprar tanta roupa e sapato quando comecei a trabalhar de uniforme. Só parei de comprar tantos livros por que eles só empilhavam na estante, claro que eu não tinha tempo para ler tudo aquilo.
    Mas a melhor lição de vida foi 'a babá adotiva da minha filha',15 anos, imigrante recém chegada com a família.
    Ela dizia, 'para que vamos comer fora com tanta comida em casa?' ou 'por que três sobremesas na geladeira se só jantamos em casa?.
    E para o meu filho, 'Você tem mais canetas no estojo da escola do que dedos nas mãos e nos pés.'

    Fica para a gente pensar.

    Abraço de Luz e Paz do interior de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, esta minha postagem foi meio que "carapuça"pra mim. Escrevo o que vivo no momento e o desapego eu venho trabalhando há alguns anos por aqui. Minhas filhas não têem apego a nada. O que não servfe, o que não dá mais, vai tudo pras sacolas e rapidamente doado. Quando é possível, trocamos entre nós algumas peças. Não acumulo nada nesta vida,se entra um sapato, outro se vai e assim por diante. Eduquei as filhas assim. Um dia, quando conseguir deixar a minha casa livre de obras, vou mostrar meus armários arrumadinhos,rs. Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  4. Adorei teu blog,prometo voltar com tempo.Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada,Mona. Leve o que precisar e quando voltar seja muito bem vinda. Beijo.

    ResponderExcluir