sábado, 6 de outubro de 2012

VAI PENDURAR? ESCOLHA SEU CABIDE.



A arte de harmonizar um closet ou guarda-roupa passa, necessariamente, pelo cabide adequado tanto ao espaço disponível quanto da roupa. Como nem tudo é perfeito ou igual, também estes acessórios importantes devem possuir desenho e tamanho variados. Aqui não cabe generalizar e é preciso separar as peças de roupas para definir qual melhor cabide para cada uma. Eu prefiro o padrão na côr e no material, principalmente agora que tenho um armário novinho e tomo cuidado para não virar um "carnaval".
Vamos lá:

_ Ternos masculinos e terninhos femininos pedem cabide de madeira. Escolha um de boa qualidade porque há o risco de mancharem as peças com o tempo de uso. Estes ocupam um espaço generoso, pois existe a possibilidade de ficar embolado se assim não for.




_ Saias, bermudas masculinas e femininas, vestidos tomara-que-caia pedem cabide com pregador. Aqui o cuidado é com a marca que podem produzir nas peças de roupa. Na dúvida coloque um quadradinho de TNT(branco) antes de "segurar"a peça; os tomara-que-caia também podem ser pendurados em cabide comum, com recorte lateral, se tiverem aquelas alcinhas de fita ou silicone por dentro que permite assim pendurá-los; bermudas tipo "cargo"(masculinas) devem ser dobradas pelo vinco antes de pendurar, deixando os bolsos laterais esticados senão amassam muito.

_ Calças jeans devem ser penduradas uma a uma pois pesam e ficam difíceis de manusear; particularmente,não as penduro, dobro em três partes e deixo na prateleira abaixo do cabideiro. Já as sociais não tem jeito, pendure-as. Eu não gosto daqueles cabides triplos para calças. Podem economizar espaço, mas não paciência na hora de retornar a peça. No dia-a-dia a praticidade deles é zero.Mesmo se você tiver quem faça este serviço porque, vamos combinar, é chato pra caramba! Não vamos deixar aos outros a chatice que não queremos para nós.

_ Blusinhas, vestidos e camisas,pedem cabides largos ou na medida da largura dos ombros. Assim não deformam ou fazem "bicos". Sempre abotoe pelo menos intercalando a fileira de botões para conservar a peça íntegra. Prefira cabides com recorte lteral para encaixar as alças de blusas e vestidos, desta maneira não escorregam.

Estes são de camurça. Danificam peças mais finas ou com apliques e soltam pelinhos. Tenho cliente que os traz de fora do país,mas já ví que a qualidade é similar e gera problemas na roupa com o tempo. O bom é que não deixa a peça escorregar.


Estes são de plástico colorido. Ficam lindos quando se dispõe de espaço, alegram tudo. O contra é que igualmente exigem espaço. Os meus deixei para a lavanderia, são perfeitos para secar a roupa pendurada.


Existe uma boa variedade de cabides no mercado e você precisa escolher com base em seu espaço e quantidade de roupa. Eu amo os de acrílico, sei lá, dá aquele tom de loja, de beleza, de claridade. Infelizmente não são para mim no momento por serem grossos e ocuparem um espaço fantástico. Estou substituindo os que tinha e repassando para minha filha;  armário dela é mais espaçoso. Atualmente estou encantada com os cromados. São firmes, bonitos e fazem render o cabideiro pra dois.

Aqui, os de ferro encapado. Envergam se a roupa for pesada, descascam com o tempo,pois ressecam. Cuidado se isso ocorrer porque passam ferrugem para a roupa.

"Menina dos meus olhos"atualmente. O cabideiro fica uma beleza e o espaço rende muito. São vendidos separadamente ou em grupo de três peças. Há empresa especializada, mas eu compro os meus bem mais baratos em lojas "1,99". Pasmem, a qualidade é a mesma e o preço agradável. Para quem mora no Rio de Janeiro procurem as lojas "Amigão". Não ganho nada pra indicar,mas as pessoas que lêm merecem saber, concordam? E,francamente, preconceito com lojas assim é bobagem e não gera economia.


O coisa mais maravilhosa!!!  Saias, bermudas, tudo enfileirado sem problema!! Mas, como os outros que não possuem  revestimento interno em seus pregadores, marcam. Cuidado!

Acrílico muito funcional para as roupas, uma pena exigir tanto espaço!

Santos ganchinhos internos!!!

Estes marcam uma eternidade, tnt neles!

O exterminador de paciência.

Meus amores!!

Lembrem-se: Cabides também são ótimos aliados para outras coisas. Eu consigo,facilmente, imaginar pelo menos mais oito finalidades. Olha aí apenas duas delas:



Bom, dúvidas sempre existirão. Aí, ou vocês me contratam para organizar ou perguntem por aqui. Se for viável, esclarecerei,ok.  Fico devendo as fotos do meu armário arrumadinho,mas estamos na fase de pintura, de finalizaçao e ninguém quer ver coisa bagunçada, entulhada,né mesmo?

Beijos.

7 comentários:

  1. Tudo sobre cabides. Gostei!
    Adoro números redondos, sou seguidora de numero 40.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, mas só os números,né. Susi,cabide é um tema que gera dor de cabeça,acredite. Quando se pensa que acertou, vem uma surpresinha,rs. Eu sugiro logo o definitivo,mas ntem cliente que reluta e enfeita a história. Difícil. Bjos e obrigada.

      Excluir
  2. Cris,muito obrigada pelo carinho.
    E já está convidada a vir passear por aqui.
    Adorei esse post e amo seu blog.
    E eu também estou usando desses cabides fininhos.
    Tenho 2 armários um de inverno e outro de verão,mas são desses da IKEA,não são muito grandes.
    No de inverno uso os de madeira,prá aguentar os casacos.
    E no outro,uso os fininhos.Aqui custam 1.50 euros, 10 unidades.
    E as calças eu também não penduro.
    Somos "gêmelas", esqueceu?...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  3. li seu artigo. adorei...obrigada
    estou curiosa para ver fotos dos seus armarios!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris.. estou abrindo um brechó.. e gostaria de divulgar sua matéria sobre os cabides na minha página.. claro que dando os créditos a você.
    Abcs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris.. estou abrindo um brechó.. e gostaria de divulgar sua matéria sobre os cabides na minha página.. claro que dando os créditos a você.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula, desculpe não ter visto ainda seu comentário; passei por uma cirurgia no último dia 4 e portanto estava "out", rsrs. Claro que pode usar a postagem, fique à vontade. Aliás, mande-me fotos, faça uma pequena listagem de coisas propostas em seu negócio e farei postagem aqui. Estou mesmo precisando de muito assunto; a correria tem sido grande e tempo pra produção quase zero. Agora então operada e em recuperação tudo fica complicado. Onde você está? Se for no Rio quero conhecer seu brechó, adoro!! Boa sorte e muito sucesso pra você.

      Bjos.
      Cris.

      Excluir