segunda-feira, 22 de outubro de 2012

NaHCO3 PARA LIMPAR E HIGIENIZAR!



O que eu entendo de química ficou lá no ensino médio. Foi suficiente pra entender algumas fórmulas. E, como  curiosa e organizadora, preocupo-me em pesquisar e economizar. Este conjunto de letras e números tem nome:

BICARBONATO DE SÓDIO.

Cristalino, solúvel em água e alcalino, possui leve abrasividade e constitui, há muito tempo, importante aliado na limpeza diária e na higienização de muitos componentes de uma cozinha e toda residência. De baixo custo e não poluente, é facilmente encontrado em farmácias e supermercados.
Desconheço quem diga que nunca ouviu falar dos "poderes" deste pó branco. Também tem propriedades de uso medicinal, porém como esta não é a "minha praia", não me atrevo a opinar.


Vamos lá:

_ Na cozinha: Limpeza da geladeira > esponja úmida, salpique bicarbonato e passe em toda geladeira por dentro. Passe um pano umdecido e outro sêco depois. Por fora, tanto na branca quanto na de inox, pode ser usado também desde que observada a quantidade mínima num pano umdecido. Passe outro macio e sêco imediatamente após. Para evitar ou retirar odores, deixe o pó em uma vasilha pequena dentro da geladeira ou faça sachês.


   No fogão e no microondas fazer o mesmo procedimento. Os queimadores podem ser deixados de molho numa solução de bicarbonato e vinagre de maçã por meia hora; depois esfregar normalmente. Vai retirar manchas, gordura e deixará um brilho muito bonito. Caso haja cheiro no microondas, logo após limpar coloque uma vasilha de vidro contendo água e vinagre por dois minutos( ou de acordo com a potência) e retire em seguida. O cheiro desaparece. Pode ser usado para limpar armários, toda parte externa de eletrodomésticos e panelas. Se estiverem queimadas, leite grudado ou outro alimento, basta colocar bicarbonato(espalhe o pó pela parte grudada) e umedeça com água morna e detergente. Ajuda a remover manchas e dar polimento em panelas.
    Para os talheres, principalmente os garfos cujos dentes são de difícil acesso, deixe de molho numa solução de uma xícara (de café) de bicarbonato e água morna.
    Higienizar frutas e verduras e até a pia, use a solução de 3(três) colheres (de sopa) de bicarbonato e 1/2(meia) colher (de sopa) de hipoclorito de sódio(água sanitária). Deixe por 2(duas) horas e enxague. O bicarbonato também é bactericida.
      Para desentupir e retirar a gordura acumulada no ralo: Coloque 1/2 xícara(chá) de bicarbonato diretmente no ralo e 1 xícara de vinagre de maçã; aguarde a espuma da reação diminuir e jogue água morna. Faça isto uma vez por mês. 

_ No banheiro e lavanderia > Limpa rejuntes fazendo uma pasta de 1(uma) colher de bicarbonato e metade de um limão. Deixe por alguns minutos e enxague. Pode utilizar com esponja macia e úmida em azulejos, pastilhas e superfícies como banheiras e pia. 


   Para escovas de cabelo, pentes e esponjas de lavanderia, utilize a mesma solução para frutas e verduras.
   Na máquina de lavar roupas, passe esponja com o pó e enxague com água. Para higienizar e retirar odores, deixe em modo lavagem rápida, último enxague, uma solução de 3(três) colheres (de sopa) de vinagre de maçã. quando terminar este enxague, deixe a tampa levantada(ou aberta se for frontal) até secar completamente.

Bem, existem muitas formas de uso deste produto químico em nossas casas. O bom senso deve prevalecer se a pretensão for economizar e zelar pela saúde.  Como já ficou extenso, mais adiante vamos voltar ao assunto.

Boa semana para todos!  Beijos.

* Fotos retiradas da web.


6 comentários:

  1. Muito interessante, Cris! Obrigada pelas ótimas dicas? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E como boa anfitriã: Seja bem vinda ao voltar! Bjos.

      Excluir
  2. Já havia escutado das maravilhas do bicarbonato , mas ainda não testei!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia de alguns, agora precisei saber mais devido meu trabalho. Bom,né. E econômico. Testo sempre. Pra limpar geladeira,fogão etc, não tem melhor, fica tudo como novo. Pra desentupir a pia vou testar, se bem que a minha não entope pq eu evito. Bjos,Cimara.

      Excluir
  3. Ola Cris,

    Adorei as dicas, já uso o bicarbonato em várias limpezas mas com suas dicas vou ampliar o leque.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais de mil utilidades,parere até a palha de lavar louça,rsrs. Se souber de mais umas mi, me manda. Bjos.

      Excluir