quarta-feira, 11 de julho de 2012

QUEM LAVA A LOUÇA? PARTE II


Pra quem não tem secretária, pra quem tem mas gostaria de dar um "up"na performance da criatura, pra quem se vira sozinho numa boa e para todos que gostariam de se organizar melhor. Opa! Organizar é comigo,rsrsrs.
Então, já falei aqui sobre esponja. Precisa ter duas na cozinha, de cores diferentes e em suportes suspensos. É o básico,minha gente. Não dá pra fugir disto nem se tiver lava-louça(eletrodoméstico).
Separe as panelas, que aguardarão sobre o fogão e já de molho se assim necessitarem. Travessas ídem. Pratos devem receber papel toalha ou guardanapo para retirar excessos de resíduos, pois desta forma a esponja será poupada. Copos NUNCA devem permacer dentro da pia e sim ao fundo, sobre a bancada a fim de se evitar acidentes de percurso. 

DICA: Deixe o que precisar desgrudar, numa solução de água quente e bicarbonato de sódio. Depois esfreque com aquela escova de cabo, própria para louça.

NÃO passe palha de aço dentro de panelas. É insalubre, assim foi dito por especialistas no assunto. Em outra ocasião postarei uma matéria sobre isto. Se tiver necessidade, use aquela esponja prateada que é mais áspera.

Usar detergente sempre neutro ou, se preferir, sabão pastoso. Isso mesmo, aquele que vem em potes tipo de margarina. Eu adoro. Além de desengordurar melhor, deixa um brilho e, pasmem, ainda cuida de nossas unhas evitando rachaduras e unha encravada. Sério, duvida? Então usa pra ver. Sem contar que sai muito mais econômico, dura mais.

A ordem do que lavar primeiro fica a seu critério. Eu prefiro começar pelos pratos porque fica mais fácil organizar(opa!) o secador. Depois as travessas, os talheres e por último, os copos porque, sem muita louça pra esbarrar fica mais tranquilo. NÃO lave a sua louça com a torneira aberta; desperdiça muita água. Ensaboe o máximo que puder e depois enxague. Eu tinha a mania de limpar todo fogão antes de lavar a louça. Depois percebi que me atrasava porque alguma coisa sempre ficava em cima dele esperando lavar e aí, pingava água no coitado. Agora limpo depois de lavar tudo. Seco a pia e parto para outra atividade enquanto escorre o que lavei. Varro a cozinha, passo um pano com detergente e depois outro menos úmido.
Os talheres não podem esperar muito, então seque-os e armazene no devido lugar, eles mancham com facilidade. Outra coisa: Cuidado com talheres de cabo plástico. Lave esta parte primeiro, pois engordura mais.

DICA 2: Para deixar um cheirinho bem natural na cozinha depois de tudo pronto, nada de perfumes sintéticos destes limpadores. Ferva alguns cravinhos-da-índia  e deixe que o aroma se propague ao desligar o fogo. Fica incrível!

Ainda tem dúvidas?  Pode perguntar. Respondo com prazer.

Beijos para todos.

2 comentários:

  1. OI Cris,
    Cris gostei das dicas.Só não sou a favor do sabão pastoso porque no meu caso causa descamação nas mãos.
    Cris posso dá um pitaco.Por favor tire as letrinhas de verificação.Muitas pessoas as vezes deixa de comentar por causa das letrinhas.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que letrinhas? Por favor me diga como retirá-las, pois a tia Cris pode ser muito organizada, mas em matéria de informática sou quase um zerinho,rsrs. Aguardo e-mail com ajuda. cris_ccarneiro@hotmail.com
    Obrigada, bjo.

    ResponderExcluir