terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ORGANIZANDO-SE NA FISIOTERAPIA



Desta vez o assunto é saúde. Listei algumas dicas para quem vai passar por sessões de fisioterapia, depois que passei os últimos meses entre uma e outra sessão esticada.
E até nesta hora a gente precisa se organizar para que tudo corra bem e o tratamento mostre resultados positivos. A lista é minha, baseada nas coisas que observei e saí a perguntar aqui e acolá para os fisioterapeutas que se revezavam em me atender. Não tem cunho médico, são somente dicas de quem cometeu alguns erros e resolveu ajudar para que ninguém os cometa.



Não importa qual o diagnóstico, a dor ou o tempo de tratamento, algumas coisas podem e devem ser observadas.

1) Procure chegar com antecedência ao local; leve exames de imagem se tiver, isso ajuda o profissional;
2) Leve bom humor sempre, cumprimente todos e seja gentil;
3) Ouça atentamente o profissional e faça suas perguntas só depois disso;
4) Enquanto aguarda sua vez em determinado aparelho ou mesmo durante o tratamento, LEIA tudo que estiver sinalizado nas paredes do recinto. Acredite, muitas das suas respostas estarão alí e também evitará constrangimentos;
5) Se for fazer alguma reclamação, seja justa(o) e coerente. Os profissionais também são pessoas comuns, com problemas, família, dores e sentimentos principalmente. E com tudo isso, prioriza você naquele momento. Pense nisso;
6) Normalmente não é permitido uso de aparelhos eletrônicos no recinto, portanto, esqueça o celular, iphone, tablet ou radinhos; é preciso desligar tudo.
7) Se seu problema é da cintura pra cima, esqueça o livro, a revista, pois vai forçar justamente os músculos que se quer tratar neste momento, especialmente a cervical ou ombros. Nestas horas o melhor a fazer é fechar os olhos e testar sua memória revendo cenas engraçadas, emocionantes ou listando mentalmente as coisas que admira ou gera dúvida em você mesmo(a). Enfim, uma auto-análise rápida;
8) Preferencialmente, vá de bermudas ou calças compridas. Vai por mim.
9) Não falte às sessões( que nem eu ), isso atrapalha o resultado.
10) Não aceite nenhuma "receita mágica" dos "vizinhos"de aparelho, pra fazer paralelo ao tratamento. Vai por mim de novo.

Bom tratamento, boa recuperação e seja feliz!

Beijos.

* FOTO: Faculdade Santa Terezinha( foto da web).

3 comentários:

  1. Muito bem querida como fisioterapeuta aprovo todas as suas dicas...se todos a seguissem as sessões e os tratamentos correriam bem melhores...linda semana ora você...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fisioterapeuta? Arrá!!! Sabia que alguém iria aprovar,rsrs. Excelente profissão! Num mundo de lesões e dores musculares só posso agradecer a existência de vocês.

      Ótima semana pra você também.

      Beijos.

      Excluir
  2. Olá Cris,

    Que ótimas dicas, bem úteis e praticas. Estou fazendo, ainda bem que só faltam duas, por sessões de fisioterapia e suas dicas se encaixam muito bem. Também gostei e muito do post sobre estar sempre conectada. Acho uma prisão ficar 24 horas conectada. Minha opção foi não ter internet no celular. Já tentaram me convencer, mas continuo sem. Não quero ficar como algumas pessoas que mesmo em ocasiões agradáveis fica com o celular mandando mensagens e nem aproveitam a companhia dos amigos. Dedico algum tempo ao blog e as queridas amigas virtuais, mas pronto, desligo e vou aproveitar a família.
    beijo

    ResponderExcluir