quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PINCÉIS




Se há um acessório para limpeza do qual eu não abro mão, é o pincel. Sim, daqueles de pintor mesmo, porém de tamanho adequado às tarefas. O que mais utilizo é o de 1 1/2 ". 




Pra que servem?  Nossa, pra tudo!  Para todos os cantos e objetos onde a mão não alcança e muitas vezes ficamos utilizando facas, chaves, palitos ou outras coisas que podem danificar. Em telas de tv, computador, quadros à óleo, esquadrias das janelas, cantinhos de aparador, porta-retrato e por aí vai. Uma infinidade de utilização. Espanador espalha muito a poeira. Pincel não, ele a joga para o chão e depois é só aspirar ou passar a vassoura com pano flanelado. Pode-se obter vários pincéis e de tamanhos maiores ou menores também. Eu faço uma convenção mais ou menos assim:

_ 1 para tirar poeira de telas, quadros e tudo que for objeto decorativo;
_ 1 para meu notebook;
_ 1 ( sêco ) para cozinha - Tirar poeira de tudo por alí;
_ 1 que pode ser molhado a fim de higienizar os eletrodomésticos, tipo fundo do liquidificador, cantos de pia e armários etc.
_ 1 para área de serviço ( onde a escovinha não alcança normalmente ).



É claro que esta convenção pode ser adaptada. Eu prefiro assim porque não gosto que misturem as coisas e primo pela higiene de cada espaço. Assim, o que é de cozinha não se mistura com o que é de sala e assim por diante.
Os pincéis têem a vantagem de serem encontrados facilmente e com cabos de cores variadas, o que nos dá a opção de ter um pra cada setor da casa sem o risco de misturá-los. São práticos porque se bastam em muitos locais de limpeza. Aliás, quando trabalho com capacitação sempre prefiro as cores como referência. Fica mais fácil a rotina da casa.

Ah, repare como todos eles têem o cabo vazado em cima. É só colocar uns ganchinhos no armário da área de serviço e ficarão bem organizadinhos!!

Então é isso. Pinceladas de ordem e facilidade em nosso dia-a-dia.

Beijos.

domingo, 18 de novembro de 2012

O PORTA-TUDO



Outro dia postei lá na fan page ( https://www.facebook.com/photo.php?fbid=425749407492765&set=a.413782885356084.88318.413774378690268&type=1&theater) um porta-tudo pra se colocar no móvel da sala. A bagunça estaria eliminada depois desta maravilha.
Pois bem. Garimpando na SAARA, achei algo parecido e que fez efeito semelhante aqui em casa. 
Encontrei na Bella Casa, uma loja sensacional lá na rua da Alfândega, 338-A. É uma loja de variedades pra presentes e utilidades. Adorei! Fica o endereço caso alguém também queira.

O cuidado que tive foi forrar o fundo externo com "eva"para não danificar o local onde o coloquei.






A Fan Page : https://www.facebook.com/crisorganizarte?ref=hl

Curte lá!

Beijos e excelente semana pra todos!

Cris.

sábado, 17 de novembro de 2012

NÃO SE ATRASE


Olá, estou em atraso nas postagens. Até eu! Então vamos falar disso: Atraso. Ou melhor, como não se atrasar para um compromisso.
Qualquer que seja, atrasar pra um  compromisso gera desconforto pra quem espera e não gera credibilidade. 
Se a gente conhece o lugar onde vive e todos os seus infortúnios de trânsito e transporte público, é sempre melhor prevenir-se então e sair com tempo de sobra. Se não conhece ainda, forçoso se torna estudá-lo antes. Pra quem tem dificuldade, algumas regras são necessárias. Vamos ver:

1) Adiante seu relógio pelo menos em 15 minutos. Acredite, isso fará diferença.


2) Se o compromisso é de trabalho e longe do seu local de rotina ( escritório, loja etc ), faça um mapinha do
    local onde deve ir com detalhes e referência. Anote tudo isso e deixe esta anotação na bolsa, de véspera
    para não esquecer.
3) Experimente e separe, antes de deitar e dormir, todo vestuário que será usado no dia seguinte. Traje 
    completo incluindo o que calçar e acessórios. Legal é ter um gancho ou cabideiro onde possa deixar tudo 
    pendurado e separado.


4) Separe a maquiagem e perfume também.




     EXTRA: Cuidado com perfumes! Procure usar um mais suave durante o dia. Deixe aquele poderoso 
                   pra noite e as festas. Se for ao médico, mais cuidado ainda. Pode haver por lá alguém que não
                    esteja passando bem e o seu excesso cheiroso só irá contribuir para piorar. O mesmo vale
                    para visitas a enfermos. Bom senso é a regra número 1! Ninguém quer ser considerado 
                    incoveniente.

5) Deixe tudo o que levará consigo sobre algum móvel próximo à saída. Desta forma não esquecerá.


6) Se for ao médico, lembre-se de deixar à mão tudo o que lhe será pedido ( exames anteriores, cartão
    de convênio etc ).

A ideia de fazer mapa do local onde vai, é muito aconselhável e infalível. Tente não se distrair no momento de sair e lembre-se que imprevistos acontecem. Seja objetiva e mantenha o foco em seu horário e compromisso. Saber que deve estar às sete horas da manhã em determinado lugar e sair às sete horas de casa,  é um absurdo imcompreensível. Isso não se justifica nem se o seu compromisso for na porta de casa, afinal, chegar alguns minutos antes é de extremo bom gosto e responsabilidade. Portanto, planeje-se na noite anterior, se for sair bem cedo, tome um café da manhã caprichado e saia tranquila. Aliás, para quem vai de carro e enfrenta engarrafamento, é neste momento que muita mulher aproveita pra fazer o make ou retocá-lo. Linda e dentro do horário previsto. Quem não deseja ser assim?

Beijos.
Cris.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ORGANIZANDO DOCUMENTOS PESSOAIS - PARTE 2


Continuando...

Na pasta-catálogo coloque cada conta num plástico e em ordem alfabética. Assim, quando pagar esta conta todo mês, encaixe o devido recibo grampeado à mesma e  logo acima, ou seja, ordem decrescente. Exemplo: Amil, Bradesco, Colégio tal, Extra, Renner etc. A pasta deverá conter quantos plásticos correspondam às contas que se paga ao ano. Reserve o primeiro plástico para um papel ofício e escreva o ano correspondente em letras grandes (não precisa etiquetar, isto será provisório). 


No fim do ano, retire cada maço de contas e coloque num outro plástico, avulso. Ficará o mesmo que a pasta, mas esta ficará vazia e recomeça tudo com o ano atual na frente de novo. NÃO GRAMPEIE todos os boletos ou documentos a fim de facilitar manuseio se necessário mais adiante. Os documentos deverão ocupar a pasta de 5 cm correspondente. Exemplo:

_ Arquivo médico de fulana ( aí entrará o saco plástico transparente contendo documentos referentes a este assunto. Na frente, etiquete o ano correspondente.

Em cada caixa é provável que caiba até cinco anos de determinado assunto. Portanto, você só precisará deixar sempre à mão a tal pasta-catálogo. Na pressa, é ali que deixará as contas e documentos. Tire um tempinho ao final de cada mês e organize cada um em seu lugar na pasta. 

Seu arquivo ficará mais ou menos desta forma:


Tá vendo aquela pasta no final à direita? "Emoções"é aquele arquivo de papéis que relutamos em nos desfazer, tais como, desenho do filho na escola, cartão de um amigo, bloquinho de anotação  do marido que deixava recados amorosos, participação em congressos com amigos etc. Não dá pra guardar tudo, seja seletiva, por favor.

Outras  formas:




Para cada membro da casa, é aconselhável ter uma pasta separada para documentos pessoais, conforme dito antes. E que cada um guarde a sua pasta consigo. Excessão para crianças pequenas. Se a casa dispõe de home office o arquivo poderá ocupar algum local por ali. Sempre fora do alcance de crianças. Se não, poderá ser guardado num armário ou closet do casal.

Beijos.

Cris

domingo, 11 de novembro de 2012

ORGANIZANDO DOCUMENTOS PESSOAIS - PARTE 1



             
Não é um trabalho rápido e exige, além de paciência, muito desapego. 
A gente vai recebendo, pagando, presenteando e sendo presentada, manda e recebe papel o tempo todo. Na correria do dia-a-dia vamos colocando tudo em uma gaveta, pasta qualquer, armário de todos os cantos. Uma hora precisamos parar, respirar fundo e pôr fim a esta desordem. E, vai por mim, chegará o momento em que aquele documento será super necessário e a busca por ele levará o estresse pro alto da montanha. Calma, eu lhe darei umas dicas.

Primeira coisa a fazer é separar, a grosso modo mesmo, o "joio do trigo". Contas mensais de um lado, notas fiscais de outro, documentos pessoais de um outro e assim por diante. Coloque cada montinho destes em um saco plástico, daqueles de pasta catálogo. É neste momento que você vai descartar o que é lixo mesmo. 

CUIDADO: Leia primeiro, veja se realmente é lixo. Uma vez picotado e jogado fora, ele não retorna.

Vamos definir  a forma de seu arquivo. Pode ser caixa, pastas plásticas, pasta catálogo ou outros de sua preferência. Vou fazendo a postagem de acôrdo com o que eu utilizo quando trabalho com isto e para minha casa. Pasta suspensa funciona bem em escritório ou se você tem poucos documentos, pois ela logo ficará lotada e fará um grande volume a aquisição de muitas delas. Se tiver espaço, vá em frente. Se não, pé no freio. As caixas de arquivo ( plástico ou papelão ) também são aconselháveis somente para escritórios ou firmas de grande movimento de papel. O manuseio constante as danifica e além do mais, para residências elas se tornam pesadas e ficará doloroso obter qualquer documento que se precise dalí.


Este é super bacana se você tem escritório em casa ( home office). 
                             

Etiquetas, por gentileza. Destas não abro mão. Sinalizar é super importante pra facilitar sua rotina e a dos outros membros da família que compartilham documentos comuns. Já para documentos pessoais separe uma pasta para cada um da casa. Eu tenho uma etiquetadora, mas você pode utilizar as de papel comum ou as que imprimem em computador. Pro meu trabalho, a etiquetadora é mais fácil, rápido. Existem muitos tipos de etiquetadora e cada uma mais compacta que a outra. Esta é a minha:


Vamos por partes agora que a coisa é extensa. A gente quer fazer tudo bem feito,né. Então calma aí.

1- Depois que separou os papéis por assunto, veja de quantas pastas irá precisar. Ou caixas, se você preferir mesmo. Escolha, no caso de pasta, as de 5(cinco) cm ou 6(seis); elas abrigam mais de um ano de papéis e isso significa economia de espaço e dinheiro(das pastas). Seja monocromático se quiser um visual moderno e menos poluente. Eu prefiro brancas opacas ou transparentes. Até cinza é bacana. Se optar por cores, pode sair mais caro porque ao invés de comprar em atacado(pacote com 6), vai pagar por unidade. O pacote é monocromático.



DICA: Monte as pastas do lado avesso, as "ondas"para dentro. Assim, as etiquetas aderem melhor.


2- Adquira uma quantidade razoável de plásticos soltos, os de pasta -catálogo.
3- Adquira uma ou duas pastas-catálogo.

Continua no próximo.

Beijos.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

SURPRESA!




Pessoal, estou "em flores"!  Esta é minha centésima postagem aqui no blog.
Nossa, quanta coisa já passou por esta página e quantas pessoas agradáveis desprenderam parte do seu tempo para dedicar-se à leitura. Vocês são uma família muito especial, curto cada uma que passa por aqui e guardo com carinho cada nome, todo comentário e agradeço todos que passam mesmo sem comentar.

      MUITO OBRIGADA!

Eu havia perguntado sobre o que gostariam de ler nesta postagem de número 100. Como houve quase que uma unanimidade, decidi então por uma outra coisa. Claro, a votação será mantida e a postagem seguinte será mesmo sobre ARQUIVO DE DOCUMENTOS PESSOAIS. Aguardem só pouquinho pois esta aqui será um presente, pra vocês e pra mim. Ví esta ideia no blog de uma amiga lá de Portugal. Seguinte: Vou sortear entre as pessoas que quiserem participar, uma demonstração de meu trabalho. Não posso agradar a todas, infelizmente, por isso ficará restrito ao Rio de Janeiro. Mas todos verão os resultados.

_ Objetivo: Comemorar como centésima postagem e divulgar meu trabalho.

As regras:

_ Estar localizado no Rio de Janeiro o local para realização do trabalho;
_ Para participar, basta deixar aqui um comentário, a fim de que todos vejam quem está de fato participando e tomar ciência das regras;
_ Curtir a Fan Page :   https://www.facebook.com/crisorganizarte?ref=hl   por onde será realizado o sorteio;
_ Deixar e-mail de contato ( pode ser através do meu hotmail);
_ Farei uma visita antes do dia combinado pra organização a fim de que a pessoa contemplada possa providenciar algum material sugerido ( opcional) e orientar o desapego;
_ O trabalho incluirá algum cabideiro ou alguma cômoda ou armário de cozinha( despensa ) ou outro que a pessoa escolher.
_ A realização deverá ser de uma manhã somente;
_ A pessoa deverá estar presente no dia do trabalho;
_ Permitir que eu utilize algumas fotos aqui no blog e na fan page( claro, sem informações pessoais).

Vamos nos ver muito por aqui. A festa continua!

Beijos, tudo de bom pra vocês.

Cris Carvalho.


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DESAPEGO


A mesma "tecla". DESAPEGO!  Desconheço organizer que não sabatine esta ação entre suas clientes. E não tem jeito mesmo, gente, acreditem. Comprar nunca esteve tão fácil e a imensa variedade de tudo, torna as coisas bem piores. Paralelamente, os apartamentos vêem ficando cada vez menores e ainda constitui minoria as pessoas que desfrutam de uma casa enorme, com armários e closets bem planejados. E mesmo assim falta espaço. Não existe mágica, ou desapega de algumas coisas ou chegará o dia em que nem o ar irá circular pelos armários. Bom senso e algumas sugestões que valem a pena:

_ Comece por uma boa reorganização nos armários. Veja o que pode ser doado, o que deverá ser substituído ou o que necessita reparos. Às vezes temos algo que pode ser reciclado também, convém observar.



_ Tente resistir aos apelos comerciais. Ou, se não der, opte pela matemática um por um, ou seja, para cada ítem a mais que comprar, um outro deverá sair do armário. Desta forma o espaço será sempre suficiente.

_ Seja solidário e pratique o amor ao próximo. Não acumule o que não usa mais, não precisa e que somente ocupa o espaço de outras coisas de que você precisa. Há instituições que até retiram em casa.



_ Use e reuse tudo o que tem. Faça inventário e planeje levar os sapatos e roupas pra "passear". Alguns ficam tanto tempo nos armários que não "lembram" mais a côr do sol,rsrsrs. Não perca oportunidades de ir usando e revezando tudo. Coloque tudo ao alcance dos olhos. O que não se vê, não se usa. Portanto, caixas transparentes para substituir as belas coloridas de papelão.


_ Não compre vestido novo para aquela festa ou casamento de alguém. Reinvente algum que já possui. Pessoas modernas, antenadas e descoladas usam mais de uma vez aquele vestido super poderoso e não estão nem aí pros comentários dos outros.

_ Planeje seu enxoval. Já fiz uma postagem sobre isto,lembra? 

Existem muitas dicas boas e que transformam a utilidade das coisas. Aos poucos, vou deixando aqui postagens sobre isto.  Pratique o desapego no dia-a-dia. Devagar, a vida vai ganhando espaço e você, tempo e organização.

Beijos.
Cris.


domingo, 4 de novembro de 2012

CÊSTOS NA ORGANIZAÇÃO


Cêstos organizam muito bem, além de dar o ar da graça em ambientes antes considerados sóbrios. Precisa apenas usar o bom senso na hora de comprá-los pois nem sempre os redondos resolvem. Aliás, costumo dizer que os acessórios redondos não são uma boa opção quando a finalidade é organizar e ganhar espaço. Eles dificultam o alinhamento e quase sempre terminam por ocupar mais espaço. Mas são válidos para outros setores. Jardim, por exemplo. Outro cuidado é para não deixá-los molhar se o objetivo é guardar roupas ou objetos sensíveis. Além disso, cêstos de palha ou vime ficam com mal cheiro se molhados.






Tenham uma ótima semana.  Beijos.
Cris.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TEM CURSO?



Quando divulgo meu blog e principalmente meu trabalho ou quando perguntam sobre o que faço em alguns formulários, respondo que sou ORGANIZER. Explico, evidentemente,  do que se trata. Bom, eu trato da bagunça, da desordem, da ausência de otimização e faço as clientes mais felizes e satisfeitas. Aí perguntam: "TEM CURSO"?  Tem sim. Não muitos oficiais, mas tem. Custam caro. No entanto, apesar de ter feito alguns deles, preciso lhes dizer que para tudo na vida é preciso ter o DOM. Entendo por "dom"aquela formiguinha que te causa comichão e certeza em fazer determinada coisa. E fazer bem. E ter prazer naquilo. E ser feliz com este comichão. Eu nasci organizer. Sou muito observadora, mas não aquela que espreita pra fazer o mal ou criticar. Observo pra aprender a fazer ou a não fazer daquele modo. Me especializei em aprimorar conhecimento, modificar para simplificar. Não aceito convenções absurdas e regras que de nada servem. Adaptações fazem parte de meu dom. Mas não sei tudo; aliás, nem a metade do que gostaria saber. Respeito meu tempo, as pessoas e o planeta. Sou amiga do Universo, mando os recados, Ele responde e eu acato. 

Então é isso. Tem curso. Já me pediram pra "ensinar" e eu ensinei. Cobro, claro, é meu trabalho também pois acumulo a função de capacitadora de secretárias-do-lar e no pacote vão as dicas de organização além das tarefas normais de uma residência. Inclusive economia doméstica. Só não falo sobre cozinhar. Eis um dom que não possuo. Mas aqui em casa ninguém passa fome não,viu. Me esforço e a família reconhece,rsrs.

Se alguém quiser dicas de cursos mande-me e-mail que darei sim. 

Beijos e ótimo feriadão ( no Brasil, pelo menos será ).