quarta-feira, 14 de agosto de 2013

POTES NOVOS LIVRES DE BPA



Potes e recipientes plásticos todo mundo(ainda) tem. Estamos voltando ao vidro, devagar chegamos lá.
O problema dos recipientes se resume a conter ou não BPA em sua composição. Os que tem liberam o Bisfenol A principalmente através do calor(quando aquecemos alimentos dentro destes recipientes no microondas), ainda transitam por nossas cozinhas e eu, particularmente, já me conscientizei faz um tempinho e nada mais de plástico vai ao microondas. Estou reorganizando a minha cozinha e revendo quantidade de recipientes realmente necessários. Alguns serão reaproveitados(guardar pregos, tachinhas, gravatas dos cachorrinhos etc), outros, mais novos, ficam para guardar frutas picadinhas na geladeira. Também estou trocando por vidro alguns mais utilizados e hoje comprei um conjunto muito bonito, de plástico "BPA FREE". Lindo!

Sobre o Bisfenol A vocês poderão ler em vários sites, separei este aqui: http://www.medclick.com.br/vida-saudavel/bisfenol-a-bpa-fontes-riscos-embalagens-que-contem-bpa.html

Procurem a etiqueta. Mais ou menos assim: 


Mas como sou muito desconfiada e totalmente leiga para testes em química, continuo não permitindo plásticos no microondas. Tenho amiga que nem utiliza mais este eletrodoméstico, se desfez do que tinha. Aqui em casa utilizamos um prato sobre outro se for para aquecer alimentos. Funciona e deixa o aparelho sempre limpo por dentro.

Enfim, meus lindinhos fazendo a festa na cozinha!!  





Beijos.
Cris.

6 comentários:

  1. Cris,

    Eu nem sabia desse negócio, meu filho mais velho que comentou outro dia e desde então não aqueço mais no microondas.
    Queria trocar tudo por vidro, ou essas de inox com tampa, prá guardar na geladeira.
    Mas no caso dos congelados , não tenho nem idéia de como fazer, no vidro vira um iceberg e no inox piorou. Quem poderá nos salvar?
    A super Cris.
    Eu congelo feijão, grão de bico tudo na vasilha de plástico, da marca "sorvete-ware", e "agora José"?
    Besitos

    ResponderExcluir
  2. A onda do "BPA Free" apareceu cá em Portugal à cerca de 3 anos, todos os artigos de bebé com bisfenol na sua composição foram proibidos de venda. Na altura cá em casa substitui os biberons do Santi por novos BPA Free. Agora tenho andado a substituir os potes da cozinha, comprei alguns da marca Tupperware específicos para congelar e para armazenar no frigorífico(geladeira)mas o preço é um pouco alto, e por último comprei um pack com vários tamanhos na Ikea (bem mais barato) que podem ir ao micro-ondas e ao congelador (freezer). Bjs de Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS TUPPERWARE NAO SAO LIVRES DE BPA, APENAS OS INFANTIS SAO LIVRES.
      http://tupperwarestore.no.comunidades.net/tupperware-policarbonato-e-bisfenol-a

      Excluir
  3. Yo hace tiempo que no uso los plásticos en el microondas, prefiero calentar con vidrio,, han dado mucho reportaje de lo malo del plástico caliente
    Cariños

    ResponderExcluir
  4. Nao sei que vasilha com tampa usar para guardar e congelar alimentos na geladeira,pois até às de vidros as tampas são de plástico também...o que fazer??
    E as de Tapaware também não sao seguras existe também o bisfenol,agora o que fazer para tampar alimentos q vai ao congelador ou frizer?

    ResponderExcluir
  5. Comprei potes da marca UZ. Falam q são livres de bpa, e o micro-ondas vendi faz uns 7 anos.

    ResponderExcluir