Bom dia!!
Liguei a tv cedinho. Surpresa para quem me conhece, pois a esta hora os deveres já estão acionados por aqui. Entenda "por aqui" como trabalho doméstico sempre que não tenho trabalho remunerado. Pois é. Mas liguei a tv. Ana Maria Braga, em seu programa "Mais Você" começou um assunto no mínimo curioso: DIETA VIRTUAL.
Bem, não vou me alongar na reportagem, hoje ainda o site da emissora divulgará, basta você acessar o site da platinada e o link do programa, ok. ( Deve estar disponível somente à noite, o programa é o de hoje).
Dieta virtual definiu super bem o que venho fazendo desde janeiro. Dedico menos horas ao computador. Claro que no início "doeu" um pouco, mas não desisto. Eu não precisei de ajuda psicológica nem medicamentos, se é que alguém precisa disso tudo. E às vezes penso que precisa, de verdade.
A DICA é: UM BOM LIVRO e,ou, UM CURSO INTERESSANTE.
Isso, um livro interessante, desligar-se do mundo real e virtual por alguns minutos no começo. Conforme vai aumentando a emoção da leitura você percebe que consegue equilibrar as coisas.
Hoje, são tão apelativas as novas tecnologias, somos tão terrivelmente cativados e coagidos a nos manter conectados e uma avalanche de informações tornam-se viciantes e inadiáveis. E erra feio quem pensa que isso é "privilégio"de jovens. Não prego a anti-tecnologia nem que voltemos a um passado, mas que nos tornemos pessoas atentas aos males invisíveis ( e que se tornam visíveis com o tempo) que nos afasta do mundo em que realmente estamos presentes.
Ler um livro em pdf é fácil, buscar informações mastigadas e compactadas na internet é a forma mais rápida de garantir o precioso tempo para as demais tarefas ou entretenimento. Porém nem sempre estas informações e leituras são seguras. Não lido com estatísticas e considero questionáveis as que existem. No entanto, basta raciocinar( sem google) para entender que ler alguma coisa por aqui deve ser sempre complementada com livros reais, pesquisa de campo e questionamentos. Sempre. Eu prefiro comprar os livros; penso numa falha elétrica, do provedor, distâncias e locais onde não haja bom sinal para internet, férias, enfim tudo o que possa me deixar à deriva no caso de não conseguir conectar. Também gosto de consultá-los de novo algumas vezes. E descobri agora que não há nada mais encantador do que a liberdade! Informação é tudo, tecnologia avançada e utilizada moderadamente faz um bem enorme. Mas ter liberdade para decidir a que horas e por quanto tempo preciso me desligar do mundo virtual, isso não tem preço!
Resumindo a ópera: Passo 2(duas) horas à frente do meu poderoso toshibão, meu celular é simples e cumpre sua função perfeitamente, estou me dedicando mais em realizar matérias proveitosas e dicas maravilhosas para vocês e fazendo alguns cursos. E lendo. Livros enormes, leituras agradáveis, até porque ninguém é de ferro e leitura massante estou fora mesmo. O tempo que passo aqui é suficiente para ler o blog de quem eu sigo(embora nem semrpe comente, admito), cuidar do que tenho por aqui ( e não é pouco) e falando com amigos vez ou outra. Fugindo, categoricamente, de mais compromissos virtuais. E ainda posso fracionar este tempo, ou seja, meia hora de manhã, uma de tarde e por aí vai. O dia inteiro, jamais.
Detalhe: Não tive crise de abstinência,rsrs.
Quero agradecer às pessoas que estão lendo aqui o blog, divulgando e me acompanhando. O blog é de todos, se tiver algo a acrescentar é só escrever,ok.
Beijos pra vocês!
Link da reportagem "dieta virtual": http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/