sábado, 21 de janeiro de 2012

"FELIZ VIDA NOVA!"

Ah!!  Eu não resisti, juro.  Hoje, lendo aquela revistinha feminina que vem no jornal Extra aos sábados, me deparei com um texto encantador da atriz Daniela Escobar e, adivinhem: Claro,  pensei em transcrever pra minhas amigas e curiosas visitantes. Há algumas coisas aí que precisam ser refletidas, lidas com atenção e percebidas em sua concepção. Outras eu precisaria ler novamente porque acredito que a autora estivesse emocionada ao colocar as ideias no papel. Por estas e outras, vamos analisar. Segue o texto:

"Todo fim de ano, nós prometemos vida nova para o ano seguinte. Limpar as gavetas, os armários, jogar fora aquele monte de papéis acumulados e doar aquilo que não usamos mais. Você já fez isso? Ou é do tipo que acumula? Que se agarra às "coisas" com unhas e dentes e não deixa nada sair?
Eu já fui assim...Apegada. Não bastasse as pilhas de livros e fotografias, tinha várias coleções. Desde as pequenas xícaras de porcelana que eram da minha avó a selos, embalagens de chocolates do mundo todo, rótulos de vinho, miniaturas de carros, cartazes de filmes e até canetas de hotéis por onde eu passava. Doida,não?
Na minha última mudança, poucos meses atrás, ia abrindo aquelas caixas antigas e observando aqueles objetos enterrados lá dentro, descansando em paz. E para que? Só para olhar de vez em quando? Dar um mergulho nostálgico no passado e guardar tudo de volta? De onde vem a necessidade de acumular?
Quando, para mim, perdeu o sentido colecionar, doei tudo aquilo e passei a aproveitar cada fim de ano para fazer uma limpeza geral. A sensação de alívio é sempre muito boa e se a faxina não se limitar só aos objetos, os benefícios poderão ser ainda maiores. Às vezes é a cabeça que precisamos limpar, ou nosso coração. Escolha ficar só com o que ou quem realmente lhe faz bem. Sejam memórias de pessoas.
Já repararam como tem gente que é só dar o ar da graça que nos tira o sorriso do rosto? Afaste-se dessas também. Livre-se de tudo que ocupa espaço na sua vida e que não esteja em uso diário.
Abrir espaço para o novo é dar chance ao agora. E acreditar que todas as nossas necessidades serão sempre atendidas no tempo certo. Fuja das mesmas opiniões, do mesmo jeito de vestir, ouça músicas diferentes, perdoe, deixe ir, desapegue.
Não arraste o passado na bagagem, porque pode ficar pesada demais. Prefira viver no presente. Feliz Ano Novo e feliz Vida Nova pra você!"
Daniela Escobar.

Boa reflexão(inclusive de coerência!)

Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário